ENEM 2011 - QUESTÕES RELACIONADAS À GEOGRAFIA
1. No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

Dica: Essa questão trata da PRIMAVERA ÁRABE e nos ajuda a desconstruir nossos conceitos sobre o mundo oriental. Descontruir a idéia de que o Oriente Médio é apenas uma zona de reservas de petróleo e que o Norte da áfrica é só deserto. Alguns dos países do Oriente Médio e Norte da África que pertencem ao mundo árabe, por força de facções radicais do Islã, são governados sob o regime teocrático, onde os líderes políticos relacionam os valores religiosos ao Estado. Daí, criam-se situações como a privação dos direitos das mulheres (ir e vir, mostrar os rostos, estudar, votar etc.). Outros países foram durante décadas governados por regimes militares ditatoriais como: Líbia, Egito, Tunísia. Nesses países o grau de exclusão social é gravíssimo e causou as revoltas populares (em alguns casos aramadas e sangrentas) que utilizaram as ferramentas da internet para mobilizar adeptos e dar visibilidade a situação de insatisfação, já que muitos ditadores controlavam as redes de mídia de seus países. Como afirmava Milton Santos, com a globalização perversa de pano de fundo, os excluídos tem a possibilidade de utilizar as próprias ferramentas tecnológicas da globalização para combater as injustiças sociais.
2.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
A) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
B) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
C) De latitudes em torno de 30o ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
D) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as
rochas.
E) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

13.A nova des-ordem geográfica mundial: uma proposta de regionalização

Fonte: LÉVY et al. (1992), atualizado.
O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES. C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.
O mapa procura representar a lógica espacial do mundo-contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
A) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
B) o alcance da racionalidade anticapitalista.
C) a influência das grandes potências econômicas.
D) a dissolução de blocos políticos regionais.
E) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

Espero que meus comentários contribuam com os estudos de vocês
Um beijo e sucesso!!!
Ione Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário