"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Questões do ENEM comentadas


ENEM  2011 - QUESTÕES RELACIONADAS À GEOGRAFIA

1. No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.



Dica:  Essa questão trata da PRIMAVERA ÁRABE  e nos ajuda a desconstruir nossos conceitos sobre o mundo oriental.  Descontruir a idéia de que o Oriente Médio é apenas uma zona de reservas de petróleo e que o Norte da áfrica é só deserto. Alguns dos países do Oriente Médio e Norte da África que pertencem ao mundo árabe, por força de facções radicais do Islã, são governados sob o regime teocrático, onde os líderes políticos relacionam os valores religiosos ao Estado. Daí, criam-se situações como a privação dos direitos das mulheres (ir e vir, mostrar os rostos, estudar, votar etc.). Outros países foram durante décadas governados por regimes militares ditatoriais como: Líbia, Egito, Tunísia. Nesses países o grau de exclusão social é gravíssimo e causou as revoltas populares (em alguns casos aramadas e sangrentas) que utilizaram as ferramentas da internet para mobilizar adeptos e dar visibilidade a situação de insatisfação, já que muitos ditadores controlavam as redes de mídia de seus países. Como afirmava Milton Santos, com a globalização perversa de pano de fundo, os excluídos tem a possibilidade de utilizar as próprias ferramentas tecnológicas da globalização para combater as injustiças sociais.


2.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).

O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas

A) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
B) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
C) De latitudes em torno de 30o ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
D) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as
rochas.
E) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.


Dica: Observe que na faixa tropical do diagrama, as temperaturas medias são maiores e a precipitação (chuvas) também. Esses dois dados explicam uma intensa atividade química de decomposição da rocha, aprofundando cada vez mais os solos. Nas zonas de alitização, há a decomposição da matéria orgânica, já que nas faixas tropicais do planeta, encontra-se grandes áreas de florestas densas. Portanto, a PEDOGÊNESE que é o processo de formação do solo depende de fatores climáticos como a temperatura e a precipitação, estabelecendo em cada faixa do planeta solos diferenciados.


13.A nova des-ordem geográfica mundial: uma proposta de regionalização


Fonte: LÉVY et al. (1992), atualizado.

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES. C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo-contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

A) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
B) o alcance da racionalidade anticapitalista.
C) a influência das grandes potências econômicas.
D) a dissolução de blocos políticos regionais.
E) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.


Dica: Esse é um exemplo de questão que utiliza o mapa para avaliar sua habilidade em interpretação. Observe que a uma desconfiguração do mapa, em relação aos convencionais. É a chamada projeção geopolítica do mapa ou seja, o mapa é "distorcido" a partir do tema que se quer evidenciar. De acordo com o texto do geógrafo ROGÉRIO HAESBAERT, e como se pode observar no mapa, existem fluxos principais que estão concentrados em alguns eixos do globo, estabelecendo uma rede de influência econômica sobre as demais áreas do planeta.

Espero que meus comentários contribuam com os estudos de vocês
Um beijo e sucesso!!!
Ione Rocha


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