"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 1 de agosto de 2010

421- INFORMÁTICA, 521, MEIO AMBIENTE - Vitória da Conquista: uma cidade e diversas regionalizações





"Polarizando uma mesoregião com aproximadamente 200 Km de raio e um conjunto de cerca de 80 municípios (a maioria deles situados no Polígono da Seca), Vitória da Conquista atende às demandas de uma população aproximada de 2 milhões de habitantes, representando 17% da população baiana. Trata-se de um entreposto comercial e de serviços que influencia economicamente, inclusive, cidades do Norte-Nordeste de Minas Gerais. Este importante pólo está localizado no centro do cruzamento Norte-Sul do País (rodovia federal BR-116) e no cruzamento Leste-Oeste do Estado da Bahia (rodovia estadual BA-262), situada a 134 km da Ferrovia Centro-Atlântica, e a 276 Km do Porto e do aeroporto de Ilhéus (BA), o que possibilita enorme facilidade para se integrar aos modernos sistemas de transporte e acesso aos mais variados mercados consumidores estaduais e globais. Como todas as cidades brasileiras de médio porte localizadas em entroncamento rodoviário, aglutina os problemas próprios de uma região em que a maior parte dos chefes de família não ganham o suficiente para se manter."

Fonte: Hotel Pousada da Conquista



Sendo Vitória da Conquista um pólo Regional, aponte qual das regionalizações abaixo estaria melhor adequada aos fluxos geoeconômicos a partir de nossa cidade:

MICRORREGIÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA:

Anagé, Barra do Choça, Belo Campo , Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Manoel Vitorino, Mirante, Nova Canaã, , Planalto, Poções, Vitória da Conquista

REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA


TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA


REGIÃO DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES:

3 comentários:

  1. O mapa mais adequeado seria o da REGIÃO DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES, pois abrange as reais regiões influenciadas, incluindo as localizadas fora da Bahia, enquanto os outros se restringem ao estado baiano.
    Carolina Pereira
    Turma: 521

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a Carolina. O mapa REGIÃO DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES é o mais adequado às características do enunciado, pois explicita toda a rede de influência de Vit. da Conquista em relação à Bahia, norte de Minas e outras redes de influência externas à nossa.

    Vinícius Vieira - 421.2

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que seja o mapa REGIÃO DE INFLUÊNCIAS DAS CIDADES porque, diferente dos outros, ele mostra uma área de influência muito abrangente, chegando a alcançar regiões do norte de Minas Gerais.

    ResponderExcluir