"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 1 de agosto de 2010

411- INFORMÁTICA, 511 - MEIO AMBIENTE: BACIAS HIDROGRÁFICAS


O RIO SÃO FRANCISCO E A GERAÇÃO DE ENERGIA NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BAHIA


"O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso,

formado pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales (Moxotó), que produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de Usinas de Paulo Afonso tem a maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil, já que Itaipu com 12.600 MW é binacional (Brasil/Paraguai).

Cachoeira de Paulo Afonso

Usina hidrelétrica Paulo Afonso I

A construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso no início da década de 50 foi um marco para a Engenharia Brasileira, visto que foi necessário controlar e reverter o fluxo do Rio São Francisco, numa obra de Engenharia sem tamanho para aquela época, para então iniciar-se o processo de construção da barragem pra primeira usina (Paulo Afonso I)" (wikipédia, 2010).

Sabemos que a importância da hidrografia perpassa pela dinâmica ambiental e econômica. Com base no texto acima, vamos discutir a importÂncia da Bacia do São Francisco para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário