"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entendendo o ENEM e algumas dicas

Caros anjinhos, 


Alguém aí vai fazer o ENEM? Por acaso, você está assim? Vai fazer o ENEM, enem se toca???
Venho aqui hoje deixar uma pequena contribuição para ampliar a forma como vocês vêem e se preparam para a prova. Vou fazer isso em tópicos, com alguns temas/sugestões:

O QUE É O ENEM?
É um exame que surgiu num contexto de reforma educacional no Brasil. Entre outros motivos, surgiu como contrapartida do Estado brasileiro aos investimentos do Banco Mundial e  do FMI, na forma dos empréstimos concedidos ao Brasil, sobretudo, na década de 1990. Esse período coincidiu com a instituição da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (lei 9.394/96), que coloca como papel do Estado assegurar a avaliação anual dos sistemas de ensino em todos os níveis. Daí surgiram a "provinha Brasil", a "prova Brasil", o ENEM e o ENADE (no ensino superior). 

QUAL A VISÃO DO ENEM?
O ENEM avalia seguindo duas grandes premissas da educação: o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências. De maneira bem simples: HABILIDADE é a capacidade de identificar, comparar, selecionar, interpretar, exercitar, associar conhecimentos e COMPETÊNCIA seria a capacidade de utilizar suas HABILIDADES para resolver um problema ou interpretar uma situação. Mas, a avaliação de habilidades e competências não é simples. Por isso, o ENEM apresenta questões de caráter TRANSDISCIPLINAR ou seja, apresenta a integração das disciplinas em face de um tema no qual todas elas estejam envolvidas. Por exemplo: Pode apresentar uma questão sobre efeito estufa, que é um tema ambiental de maneira geral, mas cujo entendimento depende de conhecimentos da Química, Física, Geografia e da Biologia pelo menos.

O QUE ESTUDAR?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida pois, o ENEM como o próprio nome diz, avalia o Ensino Médio e não apenas uma lista específica de conteúdos. Portanto, sugiro que comecem mudando a forma como olham para os conteúdos das disciplinas, sempre que puder ou perceber que é possível, estabeleça relações entre os conhecimentos e tente visualizá-los, ou aplicá-los a alguma situação cotidiana, Peça ajuda aos professores. 



MINHAS DICAS:
  • SUSTENTABILIDADE: Como nesse ano as questões ambientais estiveram bastante em evidência, acho que esse é um tema a ser observado. É importante lembrar que a idéia de sustentabilidade não é algo novo na discussão ambiental, mas o termo é que foi cunhado recentemente (tem menos de 20 anos). Esse pensamento começa a ser difundido num contexto de possível crise do capitalismo com o mundo em plena urbanização e industrialização e a necessidade de mais energia e matéria-prima para a continuidade da sociedade de consumo. ENTENDA MAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE COM ESSE VÍDEO:

  • Na década de 1970, foi publicado pelo Clube de Roma um documento intitulado "Os limites do crescimento" que desencadeou uma série de discussões "ambientais" entre os chefes de Estado nas diversas conferências ambientais, das quais podemos destacar : A conferência de Estocolmo em 1972 como um marco inicial , a Eco 92 e a Rio +20. UM POUCO SOBRE AS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS aqui). 
  • Um dos princípios resultantes da Conferência de Estocolmo é a ideia de que o poder não se resume aos cargos políticos, mas é legitimamente da participação cidadã. Daí se associa a questão ecológica/ambiental à questão social. Por isso tanto na Eco 92, quanto na Rio +20 enquanto os chefes de Estado se reuniam à portas fechadas, os estudiosos do Meio Ambiente e os movimentos sociais criaram eventos paralelos com ampla participação do público: A Cúpula da Terra (1992), e a Cúpula dos povos na Rio +20 no ano de 2012. VEJA ESSE TEXTO.  Movimentos sociais de grupos excluídos como Sem-terras e Sem-teto participaram da cúpula protestando contra o uso de agrotóxicos, e a especulação imobiliária urbana, violência, moradia etc. Vejam o site CÚPULA DOS POVOS.
  • A morte de um grande geógrafo esse ano, também chama a atenção para as questões ambientais. Aziz Ab'Saber foi um profundo entendedor da formação ecossitêmica brasileira, definindo os chamados DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL. Vejam mais aqui e aqui. Ab'Saber também foi um profundo conhecedor da Amazônia como você pode ver nos vídeos:
  • Ab'Saber foi um crítico da política e da democracia brasileiras, bem como de equívocos ambientalistas: 


  • Criticou também o modelo de desenvolvimento tecnológico e a própria Eco 92: 
  • Pense sobre a questão indígena, e as polêmicas da Construção de Belo Monte e da desapropriação das terras Guarani-Kaiowá. No caso dos índios Guarani LEIA A CARTA DA COMUNIDADE e lembre-se que eles não declararam suicídio e sim a morte coletiva ou seja, não abrem mão do território que é sua identidade relacionada a seus ancestrais e assumem o risco de morrer diante de possíveis confrontos e da sua completa extinção. Não esqueça: MORTE COLETIVA, SUICÍDIO E GENOCÍDIO são coisas diferentes. VEJA A ATUAL SITUAÇÃO DA COMUNIDADE. No caso de Belo Monte e das populações do Xingu, veja o filme:
  • Por fim, um filme que mostra questões socioespaciais e históricas que sempre merecem nossa revisão:

Espero que tenha contribuído em alguma coisa.
Aproveitem o feriado na véspera do ENEM e assistam o filme "Gonzaga - de pai para filho". É uma bela história e traz os contextos do coronelismo no Nordeste, da seca, paisagens interessantíssimas, exclusão social, ditadura militar, e muita música boaaaa!!!

Sucesso a todos. Beijos!

Ione Rocha



Nenhum comentário:

Postar um comentário