"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 20 de março de 2011

COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER (fotos e agradecimentos)



O evento em comemoração ao Dia da Mulher foi pensado como uma forma de trazer para a escola uma discussão de alta relevância social, e que envolve o dia-a-dia dos estudantes e de todos nós. A área de Ciências Humanas do IFBA Campus de Vitoria da Conquista e a COEMde maneira geral, tem se preocupado muito com a dinamização do ensino nos cursos integrados, e se angustiado há algum tempo com a concretização desta mudança . Como diz a professora Tamara, “precisamos ser uma escola viva...”.
E por falar em Tamara, o primeiro agradecimento vai a ela pelo exemplo diário para todos nós, o que motivou a admiração dos alunos numa votação em quase unanimidade. Tanto carinho expresso nas homenagens feitas por Vitor Cangussu (Que habilidade com as idéias, as palavras!) e Ulli Uldiery (Que habilidade com os sentimentos, as poesias!), emocionaram a todos nós.  






A figura de Tamara, além de um nome indicado pelos estudantes e um ser humano fantástico e amado por todos da instituição, representou naquele momento as mulheres do IFBA, já que não podíamos elencar as qualidades de todas e prestar-lhes tantas homenagens. No entanto, Celmário Ribeiro(3º ano de Informática – 431/2011)não nos deixou ausentes e nem esquecidas,e, no uso de uma de suas tantas habilidades com a comunicação visual, nos presenteou com um vídeo intitulado “Todas elas Juntas num só ser”, embalado pela música Mulher de Elba Ramalho, enfatizando a presença e a contribuição de tantos perfis e funções femininas em nossa instituição.
Mas, apesar de sermos lembradas em tantas poesias, ainda somos foco de discriminação, somos a maioria da população brasileira, embora minoria em algumas funções, e ao mesmo tempo presente em diversos segmentos e classes sociais. E assim, a motorista de ônibus Flávia Junia (Viação Vitória: Vila Serrana – UESB) compartilhou com os estudantes as experiências da única mulher da cidade de Vitória da Conquista neste tipo de atividade, anteriormente tida como uma profissão exclusivamente masculina. Segundo os estudantes “Flávia dirige muito!”, e foi parabenizada pelo exercício de sua função.  Agradecemos a Flávia pelo exemplo e pela disponibilidade em participar.
A Sd. P.M. Evany Segunda, também compartilhou com os estudantes sua história de vida e experiências com a profissão. Segundo ela sair da zona rural e hoje ser reconhecida como Pedagoga e Policial Militar, foi uma história de superação. Sem dúvida, os depoimentos da Sd. P.M. Evany, contribuíram em grande medida para o debate, e motivam nossos parabéns e agradecimentos a ela e ao 9º Batalhão de Polícia Militar de Vitória da Conquista, pela agilidade e cordialidade no atendimento a solicitação do IFBA.
Com 40 anos de movimentos sociais e luta pelos direitos da Mulher, Lídia Rodrigues enriqueceu o evento com os relatos de atuação cidadã na União de Mulheres de Vitória da Conquista. Entre outros assuntos Lídia abordou a história de luta da mulher n Brasil, e as concepções equivocadas da sociedade com relação a figura e a presença feminina. Agradecemos e parabenizamos a União de Mulheres, na pessoa de Lídia, que mostrou ser referencia na militância política feminina em nossa cidade.
 A professora Tamara, mais uma vez emocionou a todos com sua história de vida, e que chamou atenção para a necessidade de fazermos escolhas conscientes quanto a carreira profissional, tendo como base os valores do respeito e da família. Parabéns a Professora Tamara por não se deixar intimidar pela presença masculina predominante na Educação Física e no Esporte, por ser mulher, e pela paixão pelos estudantes e pelo IFBA.
A Delegada de Atenção a Mulher Rosilene Moreira, debateu os desafios da proteção contra a violência e mostrou-se seriamente preocupada com os índices de violência que cresce entre as jovens. Agradecemos a equipe da Delegacia de Atenção a Mulher pelo excelente atendimento a solicitação do IFBA, e a delegada Rosilene pela disponibilidade de participação no evento e pela atuação efetiva (no dia do evento a delegada precisou ausentar-se da mesa antecipadamente, por conta de ocorrências na delegacia) na proteção as mulheres submetidas à violência. 
















 




As atividades da manhã, contaram ainda com uma bela apresentação de dança do ventre, feita pelos estudantes Caíque (2º ano de Informática - 421/2011)e Virgínia (2º ano de Meio Ambiente 521/2011), aclamados pelos participantes. Agradecemos a vocês pela iniciativa e disposição em expor as habilidades de cada um, oferecendo um momento belíssimo momento de lazer e aprendizado. 







A Dra. Prof.ª Tania Rocha, autora do livro “O preço do silêncio: mulheres ricas também sofrem violência”, discutiu com os alunos as heranças da sociedade patriarcal nas concepções equivocadas e na prática dos diferentes tipos de violência contra a mulher. A pesquisadora trouxe para as discussões dados recentes sobre o tema, e depoimentos de pessoas da sociedade de Vitória da Conquista, vitimas dos diversos tipos de violência. Agradecemos a Dra. Prof.ª Tânia pela apresentação de seu trabalho e pelo interessante debate realizado, e parabenizamos pela ousadia no tema e na publicação de sua pesquisa.
d











Agradecemos ainda ao Sub-Tenente da Polícia Militar José Roney, pelo minicurso “Segurança e violência contra a mulher”, cuja procura foi muito grande. É valioso para nós poder nesse momento contar com um profissional qualificado na área e  pai de um de nossos estudantes se envolvendo com a escola e com a formação cidadã no
IFBA.
Parabenizamos e agradecemos a Chirley Matos, estudante de Enfermagem da UFBA e ex-aluna do IFBA, e a Pedagoga Adriana Martins (COTEP-IFBA/VCA) pelo compromisso de discutir valores tão complexos e polêmicos no minicurso “Afetividade e sexualidade feminina”. O minicurso mais demandado pelos estudantes, conforme votação no Geoblog foi sem dúvidas, muito proveitoso e edificante para os participantes.
Registramos nossos agradecimentos a Professora Vera Lula e a Academia de KUNG FU por ela indicada, pelo minicurso “Defesa pessoal para mulheres”. Ficamos muito felizes com os atletas de nossa cidade que se comprometem em disponibilizar os conhecimentos do esporte a comunidade escolar.
Ao estudante Saulo Moreno (4º ano de Meio Ambiente – 541/2001) parabenizamos pela ousadia na abordagem do minicurso “A presença da Mulher nas religiões afro e ameríndias no Brasil”. Agradecemos a colaboração como ministrante de curso e como liderança do Grêmio Estudantil do IFBA, e reforçamos com isso a necessidade da discussão sobre a diversidade.
Agradecemos aos estudantes  Caíque (2º ano de Informática - 421/2011) e Virgínia (2º ano de Meio Ambiente 521/2011) pelo minicurso de Dança do Ventre, que envolveu os meninos e as meninas do instituto no estudo da cultura árabe, e da arte da dança. Este momento foi também uma oportunidade de demonstrar habilidades artísticas e quebrar estereótipos e preconceitos.  























Agradecemos a todos os participantes do IFBA e os visitantes, pelo apoio e participação nas discussões. Especialmente aos professores: Joanne, Vera Lula, Taíse, Ana Mary, Alex Ivo, Marcos Ferreira, Flávio, Tácio, Valmir, Durval, Ruas, Emerson, Tiago, Aurélio Fred, Zenilton, Luzia, Emerson, as “Patrícias”, Manoel, Tamara, Sérgio, e Gilneide. Agradecimentos à COTEP: Adriana, Danielee, Vanessa e Marcela pelo incentivo e por compratilharem de tantos dilemas.  Agradecimentos a Marcos, Renata e Sâmia da CCOMS (Comunicação Social) pelo empenho em divulgar e pela cobertura do evento estabelecendo uma ponte imprescindível do IFBA com a comunidade. Ao Departamento Administrativo (Sr. Maribaldo e Sr. José Alves) pela disponibilização dos serviços do auditório e do transporte institucional. Ao Sr. João e ao Sr. Biro pelo transporte tão eficiente dos convidados, pela paciência e compreensão de sempre. Ao serviço de apoio especialmente ao Sr. Cláudio, Sr. Raimundo e as meninas da limpeza, sempre solícitas. Agradecimento especial a Raimil, que compreende sua função como uma parte imprescindível do ensino, resolve tudo e agiliza tudo e operacionaliza o audiovisual da escola. Gratidão aos amigos: Alexsandro e Mônica Campos pelas sugestões e contatos facilitados. Agradeço com muito carinho a todos os estudantes de Eletronica, Eletromecanica, Meio Ambiente e Informática que fizeram o evento surgir e acontecer.  Carinho, admiração, respeito e gratidão aos que voluntariamente se dispuseram a organizar o evento doando o dia inteiro de dedicação as atividades: Juliana, Maurício, Celmário, Saulo, Iago, José Roney, Caíque, Virgínia e Vinícius Eto’o. A escola se faz com todos e para todos, em ações colaborativas e coerentes com as realidades vividas. Contamos sempre com vocês, para fazer uma escola cada dia renovada e viva.



4 comentários:

  1. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!! Muito orgulho dessa instituição! o/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a você, querida Ione, e a todos os colegas e demais professores, que colaboraram para um momento tão rico.
    Realmemte, grandes contribuições o evento trouxe a nossa comunidade.
    Vamos continuar assim, tá bom demais!
    Um beijo
    P. S. Em nome do Grêmio Estudantil e de todos os estudantes do IFBA, parabenizo a Profa. Ione pela idealização da proposta e pela luta pela efetivação da mesma no Instituto, é necessário comprometimento, e você Ione, nos dá um grande exemplo de docente e de mulher!

    ResponderExcluir
  3. eu que agradeço a deus por esse mulherão ter adentrado o ifba... [fazer a média logo aqui] *-*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Encantada!
    Ione, você é "a cara"!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir