"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 18 de julho de 2010

Atividade on-line: interpretação de mapas e dados

TEMA: Geografia - dinâmica climática, hidrografia
TURMA: 511, 411

Esta é a previsão do tempo para hoje segundo CEPTEC/INPE


"Nesta segunda-feira (19/07) uma frente fria deixará o tempo com chuva pela manhã no oeste do RS. Também provocará chuva ao longo do dia nas demais áreas do RS e no sul de SC. Pancadas de chuva nas demais áreas do Sul do país e no sul do MS. Haverá possibilidade de pancadas de chuva no sul de SP, demais áreas do MS e sul do MT. Ainda, haverá possibilidade de pancadas de chuva no nordeste de SP. O tempo ficará instável na faixa leste entre o litoral nordeste do RJ e o RN. No norte do país nuvens carregadas provocam pancadas de chuva. O sol aparecerá entre poucas nuvens no restante do país. As temperaturas estarão baixas no sul do país. Obs: Texto referente ao dia 18/07/2010-17h16"

  • Observe que há uma grande diversidade de condições atmosféricas no Brasil, que podem ser observadas em um mesmo dia. Vamos discutir estas diferenças na dinâmica climática de nosso país? Comentem:

2 comentários:

  1. O grande território brasileiro, a diferença de relevos, a corrente de massas, fatores como umidade, como pressão, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, maritimidade e vegetação determinam as condições atmosféricas de um determinado lugar, por isso que há uma grande diversidade de diferenças atmosfericas no Brasil.
    Ingrid Iana Matos Anunciação - 411
    IFBA- Campus Vitória da Conquista

    ResponderExcluir