"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 18 de julho de 2010

Atividade on-line: Análise e interpretação de mapas

TEMA: Climatologia
TURMA: 531

ANJINHOS!

As imagens abaixo são diariamente atualizadas por satélite e rastreadas pelo INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS o INPE, através do CPTEC - CENTRO DE PESQUISAS E ESTUDOS CLIMÁTICOS. Elas sá resultado das técnicas de sensoriamento remoto, e tecnologias informacinais, produzindo um sistema de infomaração geográfica com o qual se pode conhecer e caracterizar a dinÂmica atmosférica do nosso planeta.
VEJA:

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA EM 18/07/2010

IMAGEM DE SATÉLITE - GERAL


TEMPERATURA EM 18/07/2010
Observem as imagens de satélite e façam a descrição de cada um dos mapeamentos abaixo explicando os atributos notados em cada um deles. Considere que se trabalhamos com mapeamento, os fatores geográficos não podem ser negligenciados (curvatura da Terra, latitude, altitude, continentalidade e maritimidade).

14 comentários:

  1. No 1º mapa podemos observar as massas de ar úmidas que estão na região sul e na região norte do país, nas duas regiões existem massas oceânicas, a difeença entre elas é que a massa de ar do sul so país é fria(Polar) e a massa de ar do norte é quente (equatorial).
    No 2º mapa percebe-se além das massas de ar presentes nas regiões citadas acima, a disperção dessas massas pelo país, "resíduos" das massas de ar, as frentes.
    No 3º mapa temos onde está a massa equatorial temperaturas altas e nesses locais ocorrerão chuvas pelo que foi observado nas imagens anteriores(massa equatorial oceânica), já no sul onde está a outra massa de ar ocorrem temperaturas baixas e baixa amplitude térmica, por causa da baixa latitude!
    Juliana Galvão Sousa

    ResponderExcluir
  2. No primeiro mapa pode-se notar pelas cores azuladas no mapa em que as concentrações de massas de ar úmidas ( provindas do aceano )estão nas regiões sul e em vários pontos da região norte.As massas de ar no norte são mais quentes pelo fato da maior parte da região norte ser de clima equatorial o q é ao contrário na região sul em que as massas de ar são mais frias pela característica da região(subtropical)
    No segundo mapa, essas massa de ar elas se espalham e se misturam (massas de temperaturas diferentes) para as outras regiões também, além da norte e sul já citadas e esse fenômeno de misturas q são as ‘frentes’.
    E o terceiro e último mapa, onde as massas de ar quente estão localizadas(clima equatorial)predominam altas temperaturas o q ocorrerá chuvas segundo o q representa o segundo mapa , percebe-se também em algumas regiões a misturas dessas massas em que há períodos frios e quentes em outros ,na região sul onde está a massa de ar fria predomina baixas temperaturas e nível baixo de amplitude térmica por causa da latitude q é baixa.
    Cátia dos Sabtos Libarino

    ResponderExcluir
  3. No primeiro mapa percebemos a presença de massas de ar úmida que estão nas regiões sul e norte, e nenhuma nas demais regiões. As massas de ar úmido na região sul são mais frias, por conta do clima subtropical, isso no mapa é perceptível em comparação com a massa de ar presente na região norte, que é mais quente, em virtude do clima equatorial, e consequentemente estar mais próxima da linha do Equador. Onde as massas de ar são quentes a cor azul estar em menor intensidade, já na região sul, onde as massas são frias, a cor azul é muito intensa, demonstrando a diferença nas temperaturas das massas de ar.
    No segundo mapa já pode se observar como essas massas de ar estão distribuídas nas regiões, e como elas avançam para o resto do país.
    Já no terceiro mapa podemos observar as temperaturas nas regiões, e verificar a influência da temperatura na formação dessas massas de ar.

    Gostei Professora!
    Saulo Moreno Rocha

    ResponderExcluir
  4. Como foi discutido na aula, o primeiro mapa está relacionado com a umidade. As massas de ar úmida vindas do oceano estão mais concentradas na região Sul e em alguns locais da região Norte devido as influencias da floresta e, das massas polares na região Sul.
    No segundo mapa, mostra o deslocamento das massas de ar para as outras regiões, caracterizando as frentes, que são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes.
    No terceiro mapa podemos perceber as temperaturas de cada região e a relação entre a mesma e as massas de ar, que estão também relacionadas com a latitude e o relevo do local.

    Tércia Oliveira Castro

    ResponderExcluir
  5. A umidade (e a formação de massas de ar)representada no MAPA UM (áreas azuladas) representam uma maior concentração no sul do país onde apresentam temperaturas frias devido ao clima subtropical, as massas oriundas do oceano também aparecem em poucos pontos no norte, e também estão adequadas ao clima da região (equatorial) por isso, são mais aquecida, a presença das florestas também interferem na umidade da região norte além do vento.

    O deslocamento massas de ar ilustrado com o MAPA DOIS, esse deslocamento gera as frentes a partir do encontro entre duas massas. As frentes são classificadas conforme a zona em que se desenvolvem, divididas em: equatoriais (quentes e muito úmidas), tropicais (quentes) e polares (frias) ou massas de ar marítimas (geralmente muito úmidas) e massas de ar continentais (geralmente secas).

    O MAPA TRÊS está relacionado à temperatura que junto à outros fatores como a latitude e o relevo caracterizam a umidade.Como já citado anteriormente na explicação do mapa um a massa equatorial caracteriza temperaturas quentes (altas)e o clima subtropical com a baixa latitude é responsável por temperaturas frias (baixas.

    Maria Eduarda Silva Carvalho.

    ResponderExcluir
  6. Pode-se observar no primeiro mapa a influência das massas de ar Polar Atlântica e Tropical Atlântica, que apresentam como principal características serem formadas no oceno atlântico. Provocam os seguintes fenômenos:
    Frentes frias quando sobe pelo litoral e se encontram e quando sobem pelos vales e serras do Sul do Brasil provocam a formação de geada , precipitação de neve ou fortes ventos como o Minuano e o Pampeiro. No Norte do Brasil, atua a massa de ar Tropical Continental, uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia.
    O segundo mapa analisa o deslocamento das masssas de ar. Esse fenômeno ocorre devido à rotação da Terra, que provoca alterações na atração gravitacional e diferença de aquecimento, gerando ondas, que fazem com que as massas estejam em constante movimento. No inverno a maioria dos estados brasileiros sofre alterações climáticas por serem invadidos por essas ondas de frio.
    O terceiro mapa ilustra a influência das massas de ar em conjunto com altitude, latitude, relevo, maritimidade e continetalidade, afetando as temperaturas de cada região do Brasil. Na parte sul, por apresentrar uma baixa latitude, somado as massas de ar Polar Atlântica, durante o inverno, as temperaturas costumam ser relativamente baixas.

    Larissa Nunes Sena Gomes

    ResponderExcluir
  7. O primeiro mapa mostra que as massas de ar úmidas que vem do oceano estão mais concentradas na região Sul (por influencia das massas polares) e na região norte (por influência das florestas).

    O segundo mapa ilustra o deslocamento das massas de ar que quando se desloca forma as frentes.
    Quando uma massa de ar se desloca sobre uma superfície mais fria do que ela, é chamada uma massa de ar quente. Se a superfície está mais quente do que ela, é chamada uma massa de ar frio.

    O terceiro mapa mostra a relação entre temperatura e os fatores que a influenciam, tais como altitude, latitude, relevo, etc. A latitude influi em quanto mais longe da linha do Equador menor a temperatura e quanto mais perto maior a temperatura, já a altitude influi em quanto mais alto o lugar menor será a temperatura.

    Daiane Freitas

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. No 1º mapa a parte azulada representa a massa de ar úmida que ocorre na região Norte e Sul, porém com mais frequência ao Sul por estar mais próxima do oceano que influência um clima mais frio, ou seja, subtropical.
    No 2º,apresenta o deslocamento dessas massas de ar onde em alguns pontos do mapa elas se encontram formando as chamadas frentes.
    No 3º mapa pode-se perceber a variação da temperatura em lugares diferentes no mapa,ao longo dos dias 26 a 30 de novembro de 2009 onde estamos na primavera e as massas de ar quente começam a tomar conta de algumas regiões do mapa.

    ResponderExcluir
  10. No primeiro mapa mostra a chegada das massas de ar provinientes do oceano , o que significa ser fria e umida, quando essas massas chegam ao continemte se disperssam e formam as frentes devido com esse encontro,que é mostrado do segundo mapa,as frentes podem ser frias ou quentes que, dependendo quem predominar quando se encontram influciênciam na temperatura, que, é mostrada no terceiro mapa, além das frentes a proximidade com os oceanos, o relevo, a latitude e alatitude tambem são fatores que influenciarão .

    Luiza Gigante

    ResponderExcluir
  11. O primeiro mapa está destacando as massas de ar predominantes nas regiões Norte e Sul do país. As massas de ar presentes no Norte são quentes e úmidas devido a diversos fatores, como a localização (zona Equatorial) e a influência exercida pelas florestas. Já no Sul, as massas de ar – provenientes do oceano – são úmidas e frias, pois apresentam características da zona Polar.
    O segundo mapa mostra as massas de ar deslocando-se pelo continente e essas massas, que apresentam diferentes temperaturas, pressões e umidades encontram-se, dando origem às chamadas “frentes”.
    Por fim, no terceiro mapa está ilustrando as diferentes temperaturas nas regiões do nosso país. No Norte, por apresentar influência do clima equatorial, as temperaturas são altas e as chuvas freqüentes. Enquanto que no Sul, por exemplo, por causa da baixa latitude, as temperaturas serão baixas, assim como a amplitude térmica da região.

    Vinícius Ventura de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. 1º mapa: representação da localização das massas de ar ao sul do mapa (massa Polar Atlântica, originada no Oceano Atlântico com influencia da Zona Polar), estas são volumosas e densas, e ao norte do mapa (massa Tropical Continental, originada na parte ocidental do continente), porém as massas oceânicas vindas da Zona Polar são frias e as massas de ar localizadas próximas a Zona Equatorial são quentes. As massas de ar do sul se deslocam do oceano Atlântico, onde são formadas, em direção ao interior do continente, onde adquirem a característica de secas, por falta da umidade dos oceanos, ou seja, à medida que se distanciam do oceano vão perdendo densidade e umidade. Nas regiões onde as massas de ar são secas e quentes, em virtude do clima tropical da Zona Equatorial, há poucas manchas azuis (que representam o teor de precipitação), situação inversa ao sul, onde se localizam as massas de ar frias e secas, porém mais úmidas que as massas localizadas mais ao interior do continente.

    2º mapa: representação do deslocamento das massas de ar e sua dispersão pelo país, as chamadas “frentes frias” que são formadas pelos resíduos das massas de ar que se dispersaram. Se uma massa de ar deslocar-se sobre uma superfície continental mais quente do que ela, esta é considerada uma massa de ar fria, caso contrário, será considerada uma massa de ar quente. Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. “Esse fenômeno de deslocamento ocorre devido à rotação da Terra, que provoca alterações na atração gravitacional e uma diferença de aquecimento, gerando ondas que fazem com que as massas estejam em constante movimento.” (Larissa Nunes)

    3º mapa: representação da influência da temperatura na formação das massas de ar. Na região próxima a Zona Equatorial (ao norte do mapa), que recebe maior radiação solar, as temperaturas são elevadas, já na região próxima a Zona Polar (ao sul do mapa) as temperaturas são baixas, pela alta latitude (distante da Zona Equatorial). Nas altas temperaturas as massas de ar se dispersam e são mais leves, já em baixas temperaturas as massas de ar se juntam e são mais densas. A temperatura está relacionada diretamente com a latitude (localização, regiões mais próxima da Zona Equatorial apresentam temperaturas elevadas), o relevo (altitude, altas altitudes apresentam temperaturas baixas), a maritimidade e a continentalidade, fatores que serão explicados a seguir: como a água dos oceanos resfria-se lentamente e retém calor por mais tempo que a massa continental, a temperatura das regiões litorâneas se mantém praticamente constante, pois durante o dia a água absorve o calor do sol e à noite a irradiação lenta do calor absorvido faz com que o ar em torno se aqueça, mantendo a temperatura e por isso apresentam baixa amplitude térmica; quanto mais distante do litoral (ou mais no interior dos continentes), maior é a amplitude térmica de determinada região, ou seja, devido à rapidez com que o solo irradia calor e baixa capacidade de absorção.

    Maicon Roberto Barbosa Cavalcante

    ResponderExcluir
  13. No primeiro mapa estão localizadas as massas de ar úmidas no Norte e no Sul do país. As diferenças entre essas massas, são destacadas pelas zonas Polar e Equatorial,onde a Zona Polar integra a parte Sul do mapa favorecendo massas de ar frias e na Zona Equatorial ao Norte do país,favorecendo massas de ar quentes.

    O segundo mapa mostra as massas de ar dispersas no continente, que ao se encontrarem,formaram as "frentes" que são áreas de transição entre massas de ar com temperaturas e densidade distintas.

    O terceiro mapa mostra a temperatura e os fatores que influenciam para a formação das massas de ar,como:altitude,latitude e entre outros. Na região Norte as temperaturas são altas e com chuvas frequentes, por conta do clima Equatorial. No Sul do país a temperatura é baixa por conta de sua amplitude térmica.

    Leonardo de Oliveira Silva /☩/

    ResponderExcluir
  14. No mapa 1 podemos observar partes azuladas, as quais representam pontos de precipitação acumulada, situadas na região Norte, e na região Sul do país. A precipitação que ocorre na região Norte está ligada com a intensa umidade existente na região, devido à maritimidade, à grande rede hidrográfica existente na região, à floresta Amazônica e à baixa latitude (por está próxima da linha do Equador). Já na região Sul o principal motivo é uma massa de ar fria e úmida que está situada na região provocando o grande índice pluviométrico, o relevo montanhoso da região também favorece a formação de chuvas.
    Já no mapa 2 podemos observar uma massa de ar fria vinda do polo sul, situada na região sul do nosso país, um pouco acima, na região Centro-oeste, é possivel observar frentes frias derivadas desta massa, já avançando no sentido Sul-Norte. Bem mais acima observa-se uma massa de ar úmida situada na região Norte do país, esta é derivada da maritimidade, e pela situação de latitude baixa, entre outros motivos já sitados anteriomente.
    O mapa 3 está representando a variação de temperatura do nosso país. Na região Norte e Nordeste (Zona Equatorial) é possível observar temperaturas mais elevadas, resultante da localização (baixa latitude) - devido a curvatura da terra esta região está propicia a receber uma maior incidência de raios solares. Podemos relacionar também à maritimidade, pois a região mais próxima ao oceano é onde a temperatura atinge valores mais altos. Em contra partida no Sul do país observamos temperaturas mais baixas, devido à proximidade com o polo Sul, e uma distancia maior da linha do Equador. Outro fator importante é a massa de ar fria localizada nesta região, observada no mapa anterior. Na região central do mapa, a temperatura é amena, por está situada numa região intermediaria, recebendo influencias de ambas as áreas.
    Jéssica Santos de Oliveira

    ResponderExcluir