"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2º ano - Urbanização Brasileira: o ponto de vista das classes sociais

Quais são os principais problemas urbanos no Brasil? Uma pergunta de fácil resposta com questões de difícil solução! Com uma sociedade divida em classes sociais e as tendências das relações cada vez mais individualistas,cada um vê a cidade por um ângulo. Mas a quem pertence a cidade? A quem esse espaço deve atender? A mídia constantemente divulga que áreas das cidades são tomadas pelo tráfico de drogas, os construtores mostram uma cidade cada vez mais valorizada, os congestionamentos evidenciam a concentração das atividades e pessoas, e os índices de pobreza e violência mostram muitas contradições. Vamos discutir sobre o tema, com base nas orientações da aula, e na crítica presente nesse vídeo.

Classe Média
(Max Gonzaga)

Sou classe médiaPapagaio de todo telejornalEu acreditoNa imparcialidade da revista semanalSou classe médiaCompro roupa e gasolina no cartãoOdeio "coletivos"E vou de carro que comprei a prestaçãoSó pago impostosEstou sempre no limite do meu cheque especialEu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anualMas eu "to nem ai"Se o traficante é quem manda na favelaEu não "to nem aqui"Se morre gente ou tem enchente em itaqueraEu quero é que se exploda a periferia todaMas fico indignado com estado quando sou incomodadoPelo pedinte esfomeado que me estende a mãoO pára-brisa ensaboadoÉ camelo, biju com balaE as peripécias do artista malabarista do farolMas se o assalto é em moemaO assassinato é no "jardins"A filha do executivo é estuprada até o fimAi a mídia manifesta a sua opinião regressaDe implantar pena de morte, ou reduzir a idade penalE eu que sou bem informado concordo e faço passeataEnquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornalPorque eu não "to nem ai"Se o traficante é quem manda na favelaEu não "to nem aqui"Se morre gente ou tem enchente em itaqueraEu quero é que se exploda a periferia todaToda tragédia só me importa quando bate em minha portaPorque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida 



14 comentários:

  1. O que pode-se observar é a triste realidade brasileira através do descaso e indiferença que as classes mais elevadas economicamente acompanhadas sempre de nossos "queridos" líderes políticos tem em relação a classe baixa. / EGOÍSMO SOCIAL e INDIFERENÇA... TEM COMO FICAR MELHOR? ISSO TUDO VOCÊ ENCONTRA EM UM SÓ LUGAR, Brasil, o país que mais valoriza seu subtítulo: SUBDESENVOLVIDO!

    ResponderExcluir
  2. Essa música faz uma crítica ao modo de vida da população da chamada classe média. As pessoas pertencentes a essa classe social brasileira busca as informações nos telejornais e acreditam fielmente no que eles dizem, sem questionar por quais motivos determinadas notícias chegam até eles e outras não chegam, na verdade nem se dão ao trabalho de saber se existem outros fatos além dos mencionados nos jornais das grandes emissoras. Enquanto se deixam ser manipulados pela mídia, continuam a consumir. Reclamam sempre do governo, mas não mudam suas próprias atitudes a fim de melhorar a sociedade em que vivem , não se importando com os acontecimentos das classes que estão economicamente abaixo deles, só falam ou reivindicam direitos quando as tragédias e catástrofes os atingem, e além disso colocam a culpa dos acontecimentos ruins naqueles que já tanto sofrem.

    ResponderExcluir
  3. O que dá pra perceber é que a classe média passou a se importar mais com o que eles ganham sendo parte de uma classe que não pode ser culpada por roubar o dinheiro dos outros (classe alta), nem pode ser culpada por eleger os políticos corruptos em troca de dinheiro e outros 'brinde' (pobres) e com isso acabam exigindo mais, culpando mais e se preocupando menos, afinal no final quem sempre vai levar a culpa são os pobres.
    A classe média deixou de ser a classe que pouco aparece e virou a classe "dominante" no Brasil (dominante por ser composta pela maioria dos brasileiros) e isso talvez tenha realmente subido a cabeça tornando-os piores do que aqueles que antes eram considerados carrascos (a classe alta)
    Como já disse minha mãe "Depois que colocaram todo mundo na classe média, as pessoas que ganham 1 salário mínimo já querem comprar um carro e superlotar as cidades", e como prova disso temos nossa cidade formada na grande maioria por classe média e que hoje, segundo um professor meu, tem 3 carros por habitante, o que é um EXAGERO.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que está ai ↑ e o vídeo relata muito bem o verdadeiro papel da classe média na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Observa-se com essa música, um pouco da realidade da classe média brasileira. Mesmo com a grande quantidade de mídias existentes ela se mostra cada vez mais alienada e presa em ideais cegos e egoístas. O importante para esse tipo de pessoa é a busca pelo dinheiro a qualquer custo e o bem estar próprio; sendo que para ele pobre é vagabundo e suas convicções de direita são sempre as certas.

    ResponderExcluir
  6. O video não é nada mais, nada menos do que o realidade social do BRASIL.!!!

    ResponderExcluir
  7. O vídeo mostra claramente o pouco caso da situação econômica nas classes sociais, onde o que mais importa é “o meu patamar econômico” se eu tenho um carro, se uso cartão de credito e etc.
    Enquanto outras pessoas vivem de pedir esmolas, limpar para brisas no transito,sendo menosprezadas. Assim estaríamos vivendo numa sociedade justa e igual para todos? Acredito que não... Onde os mais ricos querem distancia dessa realidade usando o termo (To nem ai), que se explodam...
    Abrir os olhos para essa situação é uma forma de reconhecer que mudanças são necessárias para que se haja um caminho mais amplo para todos, onde os mesmos posam ser tratados iguais e não por dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Achei impressionante como tanto o video, como a letra mostra com clareza a situação do Brasil, e,tambem, da falta de senso de algumas pessoas que se sentem no direito de se auto declararem ''eu sou de classe média''.
    Sem mais delongas só gostaria de dizer: Classe não se define por condições financeiras!

    ResponderExcluir
  9. A música fala de uma realidade existente em nosso país: uma classe social que só se preocupa com os problemas do país quando é afetada diretamente. Quando o problema é com aqueles que não tem o mesmo poder aquisitivo que eles, é algo ignorado, como quando ele diz "Eu quero é que se exploda a periferia toda".

    ResponderExcluir
  10. O video traz uma crítica precisa do que ocorre de verdade no Brasil. A classe favorecida não se importa em nenhum momento com classe oposta. É evidente que os problemas sociais e econômicos, como a economia informal, a pobreza, a exclusão social, o número de moradores de favelas e dos sem-teto agravaram-se drasticamente. A premente realização de uma reforma urbana está entre as primeiras formas de solução para os rumos que a urbanização desordenada chegou. Resta agora um pequeno "empurrão" da sociedade e que esta aprenda que todos somos iguais perante à Lei bem como pertencentes a um mesmo planeta.

    ResponderExcluir
  11. O video mostra com claridade o motivo pq é tao dificil o nosso pais ir pra frente , como tanta gente que nao se importa com o proximo e por ter lucros em cima disso aceita com facilidade que o restante da população nao tenha os mesmos direitos que por lei são pra todos (Infelizmente tudo só fica no papel) , e sao poucos que correm atras e fazem acontecer o que todos merecem por igual .

    ResponderExcluir
  12. esse vídeo mostra a realidade não da classe média, mais também de boa parte dos brasileiros, que se deixa influenciar pela opinião dos meios de comunicação, e que só se importa com os problemas do Brasil, quando esse problema o afeta, direta, ou indiretamente.

    ResponderExcluir
  13. É evidente que vivemos em uma sociedade onde o 'ter'supera o 'ser'. E tal condição leva a uma série de fatores que tem influenciado o descaso da classe média no que diz respeito aos problemas sociais que vem ocorrendo em nosso país em relação a classe de baixo status. Na música pode-se observar também, uma crítica a mídia no trecho:"E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
    Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal".

    ResponderExcluir