"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


terça-feira, 19 de julho de 2011

Revisão de Climatologia e Meio Ambiente - questionário

O QUESTIONÁRIO A SEGUIR FOI ELABORADO COM BASE NAS ATIVIDADES DA DINÂMICA DE GRUPO REALIZADA EM SALA DE AULA. AQUI CONSTA UMA PARTE DOS CONCEITOS TRABALHADOS NA II UNIDADE.

1.COMENTE A IMPORTÂNCIA DO VENTO PARA O CLIMA.
O vento é resultado da força e das diferentes temperaturas do ar que provocam o movimento. Ele é responsável pelo transporte da água em vapor para a formação de nuvens e chuvas nos continentes. O movimento dos ventos influencia diretamente no clima fazendo com que ocorram chuvas em alguns lugares e seca em outros, de acordo com o transporte das nuvens.

2.QUAL A IMPORTÂNCIA DA EVAPORAÇÃO E DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO?
A evaporação e evapotranspiração tem um grande papel na natureza, pois esse processo regula a temperatura dos seres vivos e é responsável pela formação das nuvens  com a geração do vapor d’água.

3.OS SERES VIVOS CONTRIBUEM NATURALMENTE PARA O EQUILIBRIO DA NATUREZA, ATRAVÉS DAS CADEIAS ALIMENTARES E DE OUTROS PROCESSOS NATURAIS. DE QUE FORMA O SER HUMANO INTERFERE NESSE EQUILÍBRIO?
O ser humano interfere no equilíbrio da natureza quando mata animais de certas espécies para seu benefício, fazendo  com que alguns animais entrem em extinção  por falta de alimento, e outros aumentem sua população por falta de predadores, o que causa transtornos para o próprio ser humano. Outro exemplo que causa desequilíbrio na natureza é o desmatamento, pois muda o curso dos rios, causa desabamentos, extinção de algumas espécies entre outros problemas.

4.DÊ O CONCEITO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL E CITE UM EXEMPLO.
Escoamento superficial é resultado de quando ocorre a precipitação em forma liquida e o solo não absorve água. Em cidades, devido ao asfalto,  a água não é absorvida pelo solo e pode gerar enchentes. Em áreas íngremes, em regiões de encostas desmatadas pelo homem, pode ocorrer deslizamento de terra após as chuvas e gerar desastres como aconteceu em Angra dos Reis, no inicio de 2010.

5.COMO A RADIAÇÃO SOLAR INFLUI NA PRESERVAÇÃO DA VIDA NA TERRA?
A fotossíntese, por exemplo, se dá principalmente pela absorção da radiação solar. No entanto a energia da radiação solar perpassa por todos os organismos da Biosfera. A manutenção da temperatura na Terra é essencial para a preservação da vida no planeta, sendo que sem  ela praticamente nenhum ser permanece vivo.

6.QUAIS OS AMBIENTES E QUE SE PODE ENCONTRAR A ÁGUA EM SEU CICLO?
Na atmosfera, na forma de vapor; na superfície e no subsolo, em forma líquida; e na forma sólida com as geleiras, que com o derretimento aumentam o volume de água dos oceanos.

7.QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ATMOSFERA
A atmosfera é a acamada de ar que circunda ao planeta, responsável pelo equilibro da temperatura, armazenagem de vapor d´agua,  e pela presença de gases vitais a respiração dos seres vivos.

8.Em que consiste a formação das nuvens?
Consiste no deslocamento de lugares de formação para outros lugares, com isso a forma e o tamanho podem variar.

9.dÊ um conceito hidrosfera e cite como a mesma está divida no planeta.
Hidrosfera é o conjunto da água liquida presente na superfície terrestre, ou em ambiente subterrâneo. Está dividia em água doce e salgada.

10.DE QUE FORMA HOMEM COLABOROU PARA QUE O EFEITO ESTUFA SE TORNASSE NOCIVO?
Através da poluição industrial, por exemplo, com a emissão de CO2 na atmosfera, intesificando o efeito estufa.

11.QUAL É O PROCESSO QUE ANTECEDE A PRECIPITAÇÃO? EXPLIQUE.
A condensação que ocorre quando o vapor d’água se resfria e se transforme em gotas de água  líquida, e assim ocorre a precipitação que a depender da temperatura tema forma sólida ou liquida.

12.A INFILTRAÇÃO É UM FENOMENTO IMPORTANTÍSSIMO PARA A AGRICULTUURA, POIS É A PARTIR DELA QUE O SOLO TORNA SE RICO E PROPÍCIO PRA AS PLANTASSE DESENVOLVEREM. QUAIS OUTRAS IMPORTANCIAS QUE ESSE FENOMENO PODE ASSUMIR?
Esse fenômeno é um importante contribuinte para a alimentação dos lençóis freáticos, os quais abastecem comunidades com os poços perfurados, e também fornecem água para as nascentes dos rios. Outra importância, e o abastecimento dos aqüíferos que são importantes reservatórios de água subterrânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário