"Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas de informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico"
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2000)


domingo, 17 de abril de 2011

O que é paródia?


Paródia:
A paródia é uma forma intertextualidade, ou seja, de promover o diálogo entre um texto e uma realidade diferente, aproveitando se de alguns de seus aspectos. Pode-se com isto romper com determinados padrões artísticos e adequar a obra ao estilo e ao pensamento de um determinado autor.

Paródia musical: 

Nas paródias musicais, habitualmente temos a substituição da letra original mas a preservação da melodia. Desta forma, permite-se identificar a obra original, e chamar a atenção para idéias diferentes:

"Ocorre, aqui, um choque de interpretação, a voz do texto original é retomada para transformar seu sentido, leva o leitor a uma reflexão crítica de suas verdades incontestadas anteriormente, com esse processo há uma indagação sobre os dogmas estabelecidos e uma busca pela verdade real, concebida através do raciocínio e da crítica. Os programas humorísticos fazem uso contínuo dessa arte, freqüentemente os discursos de políticos são abordados de maneira cômica e contestadora, provocando risos e também reflexão a respeito da demagogia praticada pela classe dominante. Com o mesmo texto utilizado anteriormente, teremos, agora, uma paródia" (INFOESCOLA, 2011).


EXEMPLO DE PARÓDIA (Literária):

Texto Original
Minha terra tem palmeiras

Onde canta o sabiá,

As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).


Paródia
Minha terra tem palmares 

onde gorjeia o mar

os passarinhos daqui
não cantam como os de lá.
(Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).

O nome Palmares, escrito com letra minúscula, substitui a palavra palmeiras, há um contexto histórico, social e racial neste texto, Palmares é o quilombo liderado por Zumbi, foi dizimado em 1695, há uma inversão do sentido do texto primitivo que foi substituído pela crítica à escravidão existente no Brasil.


PARÓDIA DE OBRAS DE ARTES PLÁSTICAS:

propaganda que faz referência à obra prima de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa:

EXEMPLO DE PARÓDIA MUSICAL:


Nenhum comentário:

Postar um comentário